Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de São José dos Campos
Acessibilidade
Retornar acessibilidade
Tamanho da fonte
A+
A-
Constraste do site

Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – 18 de maio - Programação


Publicado em: 17/05/2019 06:35
Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – 18 de maio - Programação

Origem do dia 18 de Maio

No dia 18 de maio de 1973, em Vitória-ES, a menina Araceli Santos foi sequestrada, espancada, estuprada, drogada e assassinada numa orgia de drogas e sexo. Seu corpo, que apareceu seis dias depois, foi desfigurado por ácido. Os agressores de Araceli ficaram impunes. Este fato divulgado pela mídia chocou toda a nação, ficando conhecido como "Caso Araceli".

Infelizmente, o "caso Araceli" foi apenas mais um, dentre tantos que acontecem em nosso dia-a-dia, manchando a sociedade brasileira, através desta cruel forma de violação de direitos e degradação da vida humana, especialmente da infância e adolescência. No Brasil, a problemática da violência sexual contra crianças e adolescentes tem se manifestado através do abuso intra e extra familiar e da exploração sexual comercial, tornando-se cada vez mais evidente.

Com o objetivo de sensibilizar e mobilizar a sociedade para o enfrentamento dessa problemática, representantes de organizações governamentais e não-governamentais propuseram a criação de um Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Esse dia foi instituído em 2000, pela Lei Federal nº 9970/00. E, tendo sido esta Lei aprovada e sancionada, o movimento social em defesa dos direitos da criança e do adolescente, vem assumindo a organização de atividades e eventos de sensibilização e mobilização para promover esse dia como um marco de luta pelo fim da violência sexual contra crianças e adolescentes.

Nessa Perspectiva o  Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA  de São José dos Campos, criado pela Lei Municipal n° 3676 de 11 de Dezembro de 1989, consolidada na Lei Municipal 6.428/2003, é órgão deliberativo e controlador de políticas públicas voltadas à garantia dos direitos da criança e do adolescente no município, realiza todos os anos, uma série de atividades para conscientizar e mobilizar a sociedade para a questão do abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes.


Para conhecer a Programação deste ano clique aqui
Para conhecer o Relatório de atividades de 18 de maio clique aqui
Para visualizar as fotos das ações clique aqui